quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O novo Qualis da área de Economia

A Capes acaba de publicar um comunicado sobre o novo Qualis da área de Economia para o triênio em curso. A classificação das revistas já foi atualizada e pode ser consultada no Web Qualis.

As principais novidades são:
1. a promoção de quatro revistas nacionais a B1, a saber: a Revista de Economia Política, a Estudos Econômicos, a Revista Brasileira de Economia, e a EconomiA (revista da Anpec).

2. o estabelecimento de um teto para o conceito atribuído a revistas de outras áreas: B2, se forem nacionais, e A2 se forem internacionais.

Como já tive oportunidade de comentar com alguns colegas, o documento expressou um compromisso possível entre os membros da comissão, da qual tomei parte. Duvido que alguém tenha saído da reunião satisfeito com o resultado. As razões para essa insatisfação, porém, são consideravelmente diversas e até mesmo opostas, o que expressa a dificuldade de nossa área no estabelecimento de critérios de classificação e na atribuição dos conceitos às revistas. Há divergências sobre critérios de avaliação de trabalhos acadêmicos, diferenças de compreensão teórica e metodológica sobre a área de economia e sobre a natureza do trabalho interdisciplinar, além de outros tipos de desacordo.

A comissão propôs que no início de 2013 seja organizada uma rodada de discussões sobre o Qualis, para tentar reduzir as divergências e pactuar critérios para os próximos triênios. É algo que julgo importante tentar, mesmo que a tarefa seja muito difícil. Se essa ideia prosperará e chegará a bom termo, é algo que vai depender de nossa iniciativa e capacidade de conversar mesmo divergindo. A ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário